quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Verdadeira GRANDEZA


Este é o subtítulo de um livro que eu li! Será que você pode descobrir qual é o título deste livro?! Ou, pelo menos, qual é o assunto abordado nele?! A verdadeira grandeza... que tema sugere esta frase? Pense um pouco... Ainda não conseguiu? Pois bem, eu vou lhe dar algumas alternativas. Será que o subtítulo “A VERDADEIRA GRANDEZA” sugere assuntos como: Inteligência? Riquezas terrenas? Arte de falar em público? Arte de escrever? Como passar em concursos públicos difíceis? Como ser bem sucedido na vida profissional? Ou mesmo, como ganhar muito dinheiro no seu negócio? Será que isso é a verdadeira grandeza do homem? ... Em quais dessas opções você “chutaria”? Caro ouvinte, eu espero que em nenhuma destas opções você tenha chutado, pois o livro trata da HUMILDADE: a verdadeira grandeza. Agora!?... será mesmo que a verdadeira grandeza do homem é a humildade? Será que ser humilde é sinal de ser verdadeiramente grande? Será mesmo que quando uma pessoa se humilha diante de outra ou é humilhada por outra, ela está sendo engrandecida? Ou será que ela está sendo é rebaixada? Reflita nestas perguntas...

São interessante as associações que muitas pessoas fazem com as coisas humildes. Elas têm arraigadas em suas mentes que a humildade é uma característica ínfima, pequena, de baixo valor e muitas vezes desnecessária para a vida. Elas chegam à infeliz ideia que a humildade é algo de pouco nível e que estariam reduzindo as suas capacidades intelectuais e seus níveis sociais ao procurá-la, ao busca-la e ao aderi-la. Se você fizer uma busca por livros sobre humildade, você não encontrará muitos. Isto porque são poucos os que consideram a humildade a verdadeira grandeza do homem. O que você pensa a respeito da humildade? Será que você também acompanha a grande maioria da sociedade ao pensar que ser humilde é ser besta, ser pequeno, não ter opinião, ser fraco, etc? A Bíblia diz em Lucas 14.11: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.”. A humildade não é uma característica que reduz o valor de uma pessoa, longe disso! A humildade é a verdadeira grandeza do homem! Uma grandiosa virtude humana! É esta virtude que enaltece o homem! A humildade é a característica que exalta a pessoa. Parece-me que na nossa sociedade há uma inversão de valores. Enquanto que para a sociedade, humildade é sinônimo de fraqueza; para Deus, humildade é sinônimo de fortaleza.

Muitas pessoas não querem ser humilhadas. Por exemplo, algumas pessoas não suportam as humilhações dos seus patrões e logo revidam ou respondem com ainda mais arrogância porque não querem ficar por baixo. Você quer que seu patrão te exalte, então, deixe ele te humilhar e ao mesmo tempo, ore por ele e pregue o Evangelho da salvação para ele. Nunca revide no mesmo tom de voz, na mesma moeda. Se assim você fizer, ele irá perceber a humildade, o amor, a longanimidade e a mansidão de Cristo em ti. Você dará um excelente testemunho a ele. E provavelmente, ele mudará o relacionamento com você. Não se deixe influenciar pela arrogância do seu patrão, não, pelo contrário, influencie-o a ser humilde como Cristo. Mostre a outra face para que te bata, assim você será diferente dos seus colegas de trabalho.

Abra a Bíblia para Filipenses 2.3 e veja o que significa ser humilde: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” Por mais que uma pessoa possua muita riqueza terrena e seja extremamente inteligente, se no coração dela houver humilde, então não existirá nenhum resquício de superioridade sobre o próximo. Pelo contrário, ela viverá como se não fosse muito rica e muito inteligente diante dos outros. A sua comunicação com qualquer tipo de pessoa nunca terá interferências ou desvios pelo que ela é e pelo o que o outro seja. Será uma comunicação sincera e transparente. O fato de uma pessoa ser rica ou inteligente não tem erro algum, mas o modo como ela usa a riqueza ou a inteligência demonstra se é ou não humilde.

Do outro lado da moeda, têm pessoas que pensam que ser humilde é sinônimo de ser pobre, de ser necessitado da ajuda dos outros. Mas isto não é verdade. Na realidade, existem muitas pessoas pobres e necessitadas que são extremamente orgulhosas a tal ponto de não quererem ajuda. Isto reflete uma pessoa que não tem humildade no coração. Existem muitas pessoas pobres que não dão o braço a torcer numa disputa, numa conversa, num debate, porque são extremamente arrogantes. Existem muitas pessoas pobres que não pedem perdão quando erram e nem perdoam quando são magoadas, porque o coração está cheio de orgulho e não de humildade.

Sendo assim, pode afirmar novamente que a humildade não sofre influência de coisas externas como a pobreza ou a riqueza, a inteligência ou a falta dela. A humildade é uma virtude que parte de dentro do coração. Nunca diga que é muito difícil ser humilde porque é rico ou pobre, porque não é tão inteligente ou muito inteligente, estas coisas não tem nada a ver com a humildade. De fato quando a pessoa é humilde, ela sabe se portar humildemente em qualquer condição. É como se fosse um casamento: seja na pobreza ou na fartura, seja doença ou na bonança.

Jesus é o Filho de Deus, é o Cristo prometido e é a encarnação humana do próprio Deus. Jesus é o dono de tudo que há no mundo, todas as coisas subsistem nEle e foram criadas por Ele, pois Ele é antes de todas as coisas. Além de possuir tudo, Ele também sabe de todas as coisas e está presente em qualquer lugar, ora Jesus é o Deus Filho! E mesmo assim, subsistindo em forma de Deus, Jesus se encarnou e tomou forma humana. Sabe o que estas verdades representam para nós? Que Jesus é o exemplo máximo da HUMILDADE! Quando esteve aqui na terra em forma humana, Ele se auto esvaziou e se humilhou, deixando o uso independente de seus atributos para se comunicar de “homem para homem”, tornando-se a própria salvação do homem! Ele não se orgulhou de tudo o que Ele é, não “subiu à cabeça” o seu mais real poder. Pelo contrário, Ele tomou a forma de servo para se comunicar com servos, com pessoas comuns, com “teólogos e religiosos da época” (Fariseus, Saduceus, Escribas...), com imperadores e com reis. Sua missão no mundo foi a de servir humildemente e não a de ser servido. A realidade é que Ele é maior do que um servo, maior que pessoas comuns, maior que um teólogo, maior que um rei ou maior que um imperador, mas mesmo assim Jesus Cristo se fez homem [servo] para mostrar aos homens que nós não somos nada, a fim de sabermos que a verdadeira grandeza é a HUMILDADE.

Jesus deixou bem claro onde mora a felicidade do homem, abra a Bíblia para Mateus 5.3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” No céu não haverá espaço para o orgulho, altivez de espírito, arrogância, prepotência, enfim, não haverá espaço para as pessoas que não são humildes. Haverá espaço somente para as pessoas humildes. Ora, lembra-se o que aconteceu com Satanás, um dos anjos de Deus, que morava no Céu, quando encheu o seu coração de orgulho? Deus o expulsou da morada celestial. Isto é o que acontece com quem não é humilde: não entrará no reino dos céus. Também, uma pessoa que não é humilde não tem felicidade permanente aqui na terra. Sua felicidade é temporária, porque dura apenas enquanto dura a coisa ou a pessoa em que ela colocou a felicidade. Mas a felicidade dos humildes é permanente é será para sempre, será eterna.

Então, caro leitor, como tem sido ultimamente o seu relacionamento com as pessoas? Você tem usado o exemplo de Cristo para lidar com o seu próximo? O exemplo de servo humilde? Você tem servido humildemente, apesar de ter uma mansão e carros do ano? E você que tem pouca coisa e não tem muito conhecimento, você tem sido humilde para aprender de quem quer ensinar e humilde para receber alguma ajuda material de quem quer lhe dá? Lembre-se que não há comparação entre Cristo e você, ora ele é Deus, então se Cristo tomou a forma de servo para se relacionar humildemente com a humanidade, quem é você para não aplicar A VERDADEIRA GRANDEZA nos seus relacionamentos: a HUMILDADE? Seja humilde para perdoar aquela pessoa que te ofendeu. Também seja humilde para ir até a pessoa que você ofendeu e peça perdão. Quero encerrar com um versículo da Bíblia que nos desafiar a viver em humildade: Colossenses 3.1: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

Deus te abençoe!

A serviço do Mestre

Tibério Bezerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário